Eleitor cadastra biometria — Foto: Divulgação
Os eleitores que não tiveram a biometria reconhecida durante as votações das Eleições 2018 devem comparecer ao cartório eleitoral para atualização. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), o processo pode ser feito até maio de 2020.
Para efetuar a mudança, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral portando documento oficial de identificação e título de eleitor.
Segundo o TRE-SE, nas últimas eleições de 2018, 153 mil eleitores sergipanos não foram identificados biometricamente. Esse número corresponde a 11,97% do eleitorado do estado. Nesse caso, os mesários precisaram liberar manualmente, mas o TRE ressalta que este processo é feito de forma criteriosa pelo presidente da seção eleitoral, com checagem dos dados pessoais.
Ainda segundo o Tribunal, geralmente o problema na identificação biométrica do eleitor acontece por algum desgaste na digital, maneira de posicionar o dedo no terminal de identificação, qualidade da coleta da biometria ocorrida no cartório, entre outros

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/O/i/7EntS2S3GPKvOrLTxrQQ/coleta-das-digitais-de-eleitor-credito-ascom-tre-rj.jpg)






