/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2017/08/07/hp2587744.jpg)
Centro de Oncologia do Huse — Foto: Reprodução/TV Sergipe/Arquivo
Dois tomógrafos do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, estão quebrados desde a semana passada. Os aparelhos são utilizados para o tratamento de pacientes com câncer.
De acordo com Sheyla Galba, representante do Grupo Mulheres de Peito, e vereadora eleita este ano na capital, os tomógrafos ficam na urgência e no setor de radioterapia do hospital. "Estamos falando de máquinas, que sei que existe um desgaste. Mas os pacientes com câncer têm pressa. O câncer não espera. É necessário que haja uma organização para que as pessoas não sofram ainda mais com essa falta de tratamento", disse.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que conta com a disponibilização de quatro tomógrafos (rede própria e contratada), distribuídos no estado. E que, na última quinta-feira (19), foram instituídos "fluxos para realização desses exames como Plano de Contingência para o Estado, atendendo a necessidade de toda a Rede, desde o Pré-Hospitalar até o componente hospitalar, incluindo a demanda oncológica ambulatorial para planejamentos de pacientes com necessidade de Radioterapia".
Novo tomógrafo encaixotado
Ainda segundo a denúncia, o tomógrafo novo, adquirido em 2017, nunca foi utilizado. Sobre este equipamento, a SES informou será instalado no Centro de Acolhimento de Diagnóstico por Imagem. A previsão é para a segunda quinzena de janeiro do próximo ano.