Quatro profissionais estão aptos à prorrogação do Programa Mais Médicos em Sergipe

Quatro profissionais estão aptos à prorrogação do Programa Mais Médicos em Sergipe

08/08/2019 as 08:02

Por G1 SE

 


Estetoscópio médico — Foto: Marcos Santos/USP Imagens/ArquivoEstetoscópio médico — Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Arquivo

Estetoscópio médico — Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Arquivo

Quatro profissionais do Programa Mais Médicos estão aptos para continuar participando do programa em Sergipe através da prorrogação automática de tempo de trabalho. Eles fazem parte da lista divulgada pelo Ministério da Saúde (MS), nesta quarta-feira (7) e atuam nos municípios de Cristinápolis, Lagarto e Pirambu.

Esse tipo de renovação está prevista nas normas do programa, criado em outubro de 2013. Estão aptos médicos formados em universidades brasileiras ou com diploma do exterior e profissionais estrangeiros. Eles precisam estar alocados em municípios do grupo de atenção básica, em áreas vulneráveis, de extrema pobreza ou de saúde indígena.

Os médicos que não estiverem interessados na renovação do contrato devem entrar no Sistema de Gerenciamento de Programas do ministério e fazer o comunicado nos próximos dois dias.

O mesmo prazo vale para os gestores dos municípios sem interesse de prorrogar o trabalho de algum de seus profissionais.

'Novo' Mais Médicos

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinaram em 1º de agosto uma medida provisória que cria oprograma Médicos pelo Brasil, um substituto ao Mais Médicos.

Os profissionais que atuam no momento no Mais Médicos poderão trabalhar até o final de seus contratos.