Prefeito de Aracaju testa positivo para Covid-19

Prefeito de Aracaju testa positivo para Covid-19

16/05/2020 as 07:08


Prefeito de Aracaju falou ao SE1
00:00/19:30

Prefeito de Aracaju falou ao SE1

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, informou que está com a Covid-19. Ele fez o anúncio em uma rede social, após receber o resultado do teste na manhã desta sexta-feira (15). A capital sergipana tem mais de 1,7 mil casos confirmados e 18 pessoas mortas pela doença.

“Eu estou bem. E vou ficar agora de quarentena, mas continuarei trabalhando para que nossa cidade enfrente o coronavírus. Ficarei em casa trabalhando, mobilizando o secretariado e tomando as decisões necessárias”, disse. Nogueira também pediu que a população fique em casa.

Horas depois, em entrevista ao SE1, ele relatou como descobriu que estava com a doença: “No primeiro de maio eu fiquei com tosse e achei que poderia estar com a doença, porque tive contato com pessoas que tinham testado positivo. Esperei seis dias, e no dia sete fiz o PCR e deu negativo. Fiz mais dois testes e todos deram negativos. Só que aqui em casa, a minha enteada testou positivo. Então, esperei mais quatro dias e quando foi dia 12 eu fiz outro teste, e hoje foi positivo. Estou praticamente assintomático, a única coisa que tenho é uma pequena tosse. Estou tomando todas as precauções como todas as pessoas devem fazer”.

Durante a entrevista, ele falou que iria participar de uma reunião do Comitê de Operação de Emergência (COE), e vai adotar medidas a partir dos dados levantados durante essa reunião. “Temos visto que há um crescimento diário de 13% dos casos confirmados de coronavírus da cidade. Temos cerca de 68% das vagas de UTIs públicas ocupadas e 50% das privadas. Amanhã vamos inaugurar os 60 leitos iniciais do hospital de campanha. Vamos fazer um balanço, mas o que estamos vendo é que tem crescido o número de casos novos, fruto da ainda grande aglomeração das pessoas”, disse.

Uma outra preocupação de Edvaldo, são as aglomerações que podem ser geradas a partir da próxima segunda-feira, quando a Caixa vai realizar o pagamento do auxílio emergencial. “Vamos discutir com a Caixa uma forma de evitar essa aglomeração durante o pagamento”.

Ainda de acordo com ele, não tem a menor possibilidade de que até a próxima semana seja realizado um afrouxamento das medidas de distanciamento social adotadas no último decreto.

Edvaldo também explicou que não acha coerente o aumento da frota de veículos para 100% nos horários de pico, como recomenda o Ministério Público. “O problema não será resolvido, pois se as pessoas ficassem em casa e só saíssem por necessidade os 70% daria tranquilamente para as pessoas quem têm necessidade, como os trabalhadores da saúde, segurança e de das empresas que não podem parar. Os serviços essenciais. Quando era 100% no horário de pico, os ônibus estão do mesmo jeito que estão agora, não é quantidade é as pessoas só irem para rua em caso de necessidade".

Além dele, figuras públicas como a vice-governadora Eliane Aquino, o secretário-geral do governo, José Carlos Felizola, além do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo (MDB), o líder do governo, Zezinho Sobral (Podemos), do procurador-geral do estado, Vinícius Oliveira, e da delegada-geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza também testaram positivo para a doença.