O começo do futebol no Brasil todos conhecem. Charles Miller retorna para São Paulo em 1894, após dez anos de estudos na Inglaterra, trazendo na bagagem não apenas o privilégio de uma boa educação, mas também um par de chuteiras, uniformes, um livro de regras, duas bolas usadas e uma bomba para enchê-las.
Em sua passagem por Hampshire, Charles atuou pelo colégio St. Mary e, posteriormente, pelo Southampton. Pelas imagens da época somos apresentados a um jovem na casa dos vinte anos, ainda imberbe, ao lado de seus team-mates, devidamente caracterizados, e emoldurados por um cenário digno do tradicional chá das cinco da Rainha.

Southampton Football Club
CHARLES MILLER ENTRE OS ‘THE SAINTS’
Acervo do São Paulo Athletic Club
O tom formal dos retratos do século XIX é compreensível. A fotografia era ainda uma invenção recente e seu processo e materiais eram extremamente caros para serem usados sem cuidados. Posar para a posteridade era um momento solene, restrito a grupos e pessoas de posse.

S.P. Athletic-SP x Paulistano-SP
FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA
Acervo do São Paulo Athletic Club
Quando aportou em nossas terras, o futebol já trazia consigo essa vocação para a eternidade e os primeiros times brasileiros mantiveram a tradição de fotografar seus atletas em trajes de jogo. E novamente encontramos Charles Miller, oito anos após o seu regresso, em um dos registros mais antigos do esporte na nossa história. Nele, os jogadores de São Paulo A.C. e C.A. Paulistano posam lado a lado em uma escadaria, antes da final do primeiro campeonato de futebol no Brasil, o Paulista de 1902.
Primeiras fundações
