De acordo com a Defesa Civil estadual, 809 pessoas estão desabrigadas.
Por G1 SE
As chuvas que caíram em alguns municípios do estado de Sergipe, durante os primeiros dias de julho, estão acima do previsto para o todo o mês, de acordo com o governo.
Os municípios que apresentaram maior volume de chuvas foram: Aracaju, Laranjeiras, São Cristóvão, Santo Amaro, Estância, Japaratuba, Indiaroba e Brejo Grande. A chuva nessas e em outras regiões deixaram 809 pessoas desabrigadas, segundo um levantamento parcial da Defesa Civil Estadual, até as 18h desta sexta-feira (12).
Na capital, 220 famílias deixaram suas casas em razão de inundações, e estão sendo atendidas pelas equipes de Assistência Social da prefeitura.
No interior do estado, foram registrados desabrigados nos seguintes municípios: São Cristóvão, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Indiaroba, Japaratuba, Larajeiras, Umbaúba, Maruim e Carmópolis. Duas pessoas permanecem desaparecidas em Porto da Folha e Itaporanga D’Ajuda.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, 672 estão desalojados [pessoas que deixaram suas residências e estão nas casas de familiares ou amigos] em cinco municípios. São eles: Aracaju, Japaratuba, Lagarto, Carmópolis e Santa Rosa de Lima. No total, 28 casas foram destruídas e 71 foram danificadas, além de outras interditadas em áreas de risco.
Riachuelo
O município foi o único a decretar estado de calamidade por 30 dias. O nível do rio Cotinguiba subiu e alagou diversas ruas impedido o trânsito nos principais acessos da cidade, que também está sem água e energia elétrica. Segundo a Defesa Civil estadual, 311 pessoas estão desabrigadas.
Ponte do Bomfim, em Estância (SE) — Foto: ASN/Arquivo
Estância
A Defesa Civil interditou a ponte do Rio Piauitinga e os comerciantes, que trabalham na região, foram orientados a deixar o local. No ano de 2009, a ponte ruiu, em razão da alta vazão, e foi reconstruída.
Casa com mãe e filha cai no município de Estância (SE) por causa das chuvas — Foto: Defesa Civil de Estância/Divulgação
Na tarde desta sexta-feira, duas casas desabaram. Em uma delas, o Corpo de Bombeiros fez o resgate de um idoso de 86 anos, que foi encaminhado para o Hospital Jessé Fontes com fratura na perna e escoriações.
Defesa Civil interdita residências que apresentaram desabamento nesta sexta-feira — Foto: Defesa Civil de Estância/Divulgação
Na outra residência, a mãe e a filha, que estavam dentro, ouviram o barulho do telhado caindo e conseguiram correr. Ambas as casas foram interditadas pela Defesa Civil do município.
Nossa Senhora do Socorro
A Defesa Civil Municipal interditou uma estrada nos loteamentos Guajará e Beira Rio, no Conjunto Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro. As águas do Rio Poxim subiram e entraram em mais de 20 casas. A altura chegou a 30 cm. As famílias estão temporariamente no Centro Social do conjunto
Lagarto
Uma casa desabou e, em outras duas desabaram parcialmente. Até a noite de quarta-feira (11), uma família estava desalojada.
Indiaroba
No município, 10 famílias foram retiradas de casas, algumas de taipa, que estavam em área com o risco de desabamento de um barranco. A Defesa Civil Estadual esteve no local na tarde desta quarta-feira (9), para realizar a avaliação de risco das moradias.
Pista de ponte ficou destruida — Foto: Jerônimo Gonzaga Nascimento/Arquivo
Ponte entre Divina Pastora a Santa Rosa de Lima
A cabeceira de uma ponte que liga os municípios de Divina Pastora a Santa Rosa de Lima, na rodovia SE-240, desabou na tarde desta quinta-feira (11), durante as fortes chuvas que caíram na região.
Segundo o prefeito de Divina Pastora, Luiz Roberto Júnior, no momento que a estrutura desabou ninguém passava pela ponte
Solidariedade
Uma campanha solidária está sendo realizada para arrecadar roupas e agasalhos para doação a famílias que estão em situação de acolhimento em decorrência das fortes chuvas que atingiram a capital sergipana nesta semana.
Segundo a Prefeitura de Aracaju, o local para entrega das peças de roupas é a Estação Cidadania, que fica localizada na Rua Pacatuba, 64, no Centro. Uma equipe da Assistência Social está no local para receber os itens, de segunda à sexta-feira, no período das 7h30 às 17h.
S.O.S.
Equipes da Defesa Civil Estadual e as coordenadorias municipais seguem em alerta. Emergências podem ser informadas pelo número 199 (Aracaju) e 193 (interior).