Por G1 SE
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/12/14/centrocomercialdearacaju04.jpg)
Centro comercial de Aracaju — Foto: G1/Arquivo
Nesta quinta-feira (18), alguns segmentos do comércio, que foram fechados no fim de março para prevenir a proliferação do novo coronavírus, voltam a abrir ao público em Sergipe. A reabertura é preliminar às medidas de retomada da economia, com o Sistema de Distanciamento Social Responsável, anunciadas pelo governo do estado esta semana. Atualmente, o estado tem mais de 16,8 mil casos e mais de 380 mortes pela Covid-19.
Estão autorizados a abrir os seguintes tipos de estabelecimentos: concessionárias de veículos; imobiliárias e similares; comércio de eletrodomésticos; eletrônicos; elétricos; comunicação; informática; equipamentos de áudio e vídeo; comércio de móveis e colchoaria; escritórios de engenharia e arquitetura. Veja a lista completa abaixo.
As atividades devem observar o horário diferenciado de funcionamento conforme os decretos municipais. Em Aracaju, será das 9h às 16h. Já os escritórios de engenharia e arquitetura continuarão com horário normal. Devem ser seguidas as recomendações específicas relacionadas à prevenção de proliferação da Covid-19, bem como práticas de higiene.
Anteriormente, apenas segmentos considerados essenciais podiam funcionar. No dia 23 de junho, deve começar a considerada 'Fase 1' da flexibilização, que vai levar em consideração a taxa de ocupação das UTIs no estado.
De acordo com o governador Belivaldo Chagas (PSD), as medidas seguem rigores técnicos, elaboradores pelo Comitê Científico e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Após o anúncio da retomada, os ministérios públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Estado de Sergipe (MP/SE) encaminharam um ofício ao solicitando detalhes sobre os critérios e as evidências científicas para a elaboração do plano. O governo disse que vai responder dentro do prazo, que deve se encerrar nessa sexta-feira (19).
Com a flexibilização parcial desta quinta-feira, a lista de estabelecimentos autorizados a funcionar se amplia. Confira:
Podem funcionar
- Farmácias
- Unidades de saúde
- Clínicas e emergências veterinárias
- Agências bancárias
- Supermercados
- Postos de combustíveis
- Distribuidora de água e gás
- Funerária
- Locadora de veículos
- Imprensa
- Segurança privada
- Coleta de lixo
- Açougue e peixaria
- Padaria
- Restaurantes e lanchonete (delivery)
- Construção civil
- Manutenção de elevador
- Oficina de veículos
- Loja agropecuária
- Loja de material de construção
- Escritório de advocacia e contabilidade
- Consultórios de odontologia, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e podologias (todas em caso de situação de urgências e emergência)
- Pousadas, hotéis e motéis (exceto as áreas comuns)
- Imobiliárias
- Escritórios de arquitetura e engenharia
- Concessionárias
- Lojas de móveis, colchões e eletrodomésticos
- Comércio de eletrodomésticos; eletrônicos; elétricos; comunicação; informática; equipamentos de áudio e vídeo
Não podem funcionar:
- Joalherias e relojoarias
- Lojas de tecido e armarinhos
- Lojas de cosmético e perfumaria
- Livrarias e papelarias
- Lojas de climatização
- Igrejas e templos
- Academias
- Shoppings
- Galerias
- Boutiques
- Clubes
- Boates
- Casas de espetáculos
- Salões de beleza
- Clínicas de estética
- Instituições de ensino