O governador Belivaldo Chagas concedeu uma entrevista ao SE1, nesta quinta-feira (14), onde falou sobre vários temas relacionados ao combate do avanço do coronavírus em Sergipe.
Ele destacou, entre outras coisas, que falta colaboração da população em relação ao isolamento social, que não vai flexibilizar o decreto, e que tanto o estado como o país, têm dificuldades para comprar respiradores.
Ainda de acordo com ele, o estado possui 112 leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs), mas a meta é alcançar entre 170 e 180 leitos. “Em hipótese nenhuma vamos flexibilizar as medidas adotadas, e um novo decreto deverá sair na próxima segunda-feira, após um acompanhamento dos números até o domingo”, disse.
Belivaldo destacou ainda, que o estado possui 78% dos leitos de UTIs ocupados e 34% dos de enfermaria. Enquanto, a rede privada possui uma ocupação de 41% nas UTIs e 25% da enfermaria. Até a última atualização, na noite dessa quarta-feira (13), Sergipe passava das 40 mortes e dos 2,2 mil casos da doença.
Fake News x Lockdown
Durante a entrevista, o governador aproveitou para desmentir a notícia de que havia anunciado lockdown do estado. “Não tratamos disso ainda. Estamos acompanhando o crescimento da curva e a ocupação dos leitos. Se houver essa necessidade, eu farei para evitar mais óbitos e casos. E para que os médicos não tenham que escolher quem vai para o respirador. Mas a população será avisada antes, para que possa se preparar”, falou.
Carta aberta de empresários
Belivaldo Chagas comentou que lamentou o tom e o teor da carta aberta assinada por empresários sergipanos, que cobram um plano de retomada econômica do estado. “Vamos ter um plano a partir do momento em que a curva da doença começar a descer, e que os leitos de UTIs começarem a ser desocupados. Primeiro cuidamos dos CPFs e depois dos CNPJs”, disse, em referência às pessoas e as empresas.
Troca de comando no Corpo de Bombeiros
Sobre a entrega do cargo pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gilfran Mateus, nessa quarta-feira, o governador disse que houve uma divergência e o comandante optou por deixar o cargo. No mesmo dia, foi nomeado o novo comando da corporação.
Respostas aos telespectadores
Em resposta aos questionamentos de alguns telespectadores do SE1, ele afirmou que seu exame deu negativo para a Covid-19 e deve ser repetido nos próximos dias. Também informou que o pagamento dos servidores deve seguir o calendário regular.