Dia da Sergipanidade — Foto: Márcio Dantas/Divulgação
Começa nesta quinta-feira (24) o I Festival da Sergipanidade, no Parque Augusto Franco. O evento reúne alimentação, artesãos, artistas e produtores rurais para divulgar os elementos que caracterizam a identidade local. As atividades prosseguem até domingo, sempre das 16h às 21h, com entrada gratuita.
O público poderá degustar pratos inovadores feitos com insumos típicos comercializados por empreendimentos que integram o Polo Gastronômico de Sergipe. Também serão promovidas diariamente apresentações de grupos folclóricos e shows com artistas de seis municípios.
Um outro atrativo também é a arena onde serão promovidas aulas-shows com chefes de cozinha locais e nacionais, que irão preparar receitas com produtos regionais.
O festival contará, ainda, com um espaço para exposição de produtos da agricultura familiar, itens típicos da culinária local - como a castanha de caju, o aratu e o queijo coalho - e novidades, como o vinho produzido em Canindé de São Francisco.
Sergipanidade
O Dia de Sergipanidade, celebrado no dia 24 de outubro, faz referência à data em que a população local comemorou a chegada da Carta Régia que emancipou o estado, politicamente, da Bahia, em 1824. O decreto que confirma a autonomia do território foi assinado no dia 8 de julho de 1920, mas por questões políticas o documento só desembarcou em solo sergipano dia 24 de outubro de 1824.
Segundo o historiador Luiz Antônio Barreto, o conceito de sergipanidade faz referência ao conjunto de traços típicos, a manifestação que distingue a identidade dos sergipanos, tornando-o diferente dos demais brasileiros, embora preservando as raízes da história comum.
Confira a programação completa:
Quinta-feira (24)
- Atividades culturais
- Rural da Forró
- Luiz Fontinelli e DJ Bob Lelis
- Gilson do Acordeon
- Aula-show
- Júnior Torres (Casa Paralelo)
- Val e Márcia Barbosa, integrantes do Programa Mais Você, da TV Globo
- Toninho do Momo (Bar do Momo – RJ)
Sexta-feira (25)
- Atividades culturais
- Chegança de São Cristóvão
- Dialeto Nordestino
- Três Moleques e DJ Bob Lelis
- Aula-show
- Suellen Lima (Mostarda BarBistrô)
- Andrea Panzacchi (Sorveteria Vero –RJ)
- Ana Bueno (Restaurante Banana da Terra – Paraty RJ)
Sábado (26)
- Atividades culturais
- Batucada de Estância
- Trio Bola de Ouro
- Três Moleques e DJ Bob Lélis
Domingo (27)
- Atividades culturais
- Pezinho de Colina (infantil)
- Trio Bola de Ouro
- Dialeto Nordestino
- DJ Bob Lélis
- Aula-show
- François Ozanne (Alma Bistrot)
- Claudemir Barros (Oleiro Cozinha Artesanal – PE)
- Jimmy McManis, o “Jimmy Ogro”
- Ciça Roxo (diretora da Aguce Gastronomia)

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/K/Z/lFT29rSxuFgEpOW3hwRg/se-festivalsergipanidade-19.marcio-dantas.jpeg)






