Vacina contra a influenza — Foto: Romero Mendonça/Secom/Arquivo
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju já vacinou 36.728 mil idosos, o que equivale a 68,79% do universo total dessa população no município, e 6.724 mil profissionais de saúde, ou seja, 28,16%, totalizando 43.452 pessoas imunizadas.
Porém, de acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, diante da alta procura, algumas unidades estão sem estoque e aguardando uma nova remessa de doses, a ser feita pelo estado, que receberá do Ministério da Saúde.
A Secretaria da Saúde de Aracaju recebeu na última terça-feira (24) 11,1 mil doses da vacina, que foram distribuídas em todas as unidades, ocorrendo, quando necessários, remanejamentos entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS). As unidades Augusto Cesar Leite, Dona Jovem, Adel Nunes, Augusto Franco, Oswaldo de Souza, Sinhazinha, Hugo Gurgel, Marx de Carvalho, Santa Terezinha, Edezio Vieira de Melo, Manoel de Souza e Antônio Alves estão sem a vacina temporariamente.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a previsão é o que o Ministério da Saúde envie novas doses ao estado na próxima semana.
As pessoas que estão no grupo prioritário de idosos e profissionais da saúde devem apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação. O profissional da saúde, também deve portar comprovante para justificar que faz parte do grupo prioritário. As unidades básicas de saúde (UBSs) atendem das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.
Fases da campanha
O calendário nacional vai até o dia 22 de maio e terá sua ação intensificada no dia 9 de maio, com o dia “D” de mobilização nacional. Ele é dividido em três fases. A primeira, que já está acontecendo, vai até o dia 16 de abril e é voltada prioritariamente aos idosos e profissionais da saúde.
Na segunda fase, a partir do dia 16 de abril, haverá um novo encaminhamento de insumos e vacinas, para que se passe a imunizar os professores da rede pública e privada, as forças de segurança e as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A terceira fase da Campanha, que acontecerá dia 9 de maio, imunizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.