Líder da oposição cobra mais debates entre deputados

Assembleia Legislativa

19/06/2019 as 07:46


Nesta terça-feira, dia 18, o líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) fez um balanço do primeiro semestre dos trabalhos na Casa. Segundo ele, poderia ter acontecido mais debates entre os parlamentares, o que é cobrado pela própria imprensa.

“As comissões só se reúnem para apreciar Projetos de Lei. As comissões poderiam fazer debates mais intensos, visitas buscando soluções e melhorias. Eu tenho certeza que os 24 deputados querem terminar seus mandatos e dizer que o estado avançou, mas não avançamos em nada. Vimos uma bancada do governo muito forte. Tudo que o governador mandou foi aprovado. Não teve um projeto rejeitado e isso dificulta o trabalho da oposição”, avaliou.

Georgeo salientou que há projetos de sua autoria ainda da legislatura passada para serem apreciados, e, embora o atual líder do governo, deputado estadual Zezinho Sobral (Podemos), dê mais celeridade aos projetos, ainda é preciso avançar mais.

“Temos mais de 140 projetos hoje na Casa e o ideal é que tivéssemos essas matérias encaminhadas. Tivemos debates interessantes como o fechamento dos matadouros, vimos a decisão dos servidores do município de Aracaju com o Ipesaude, vamos apreciar amanhã mais um empréstimo solicitado pelo Governo do Estado. Porém, a gente só está apagando incêndio. Não conseguimos trabalhar a curto, médio e longo prazo para Sergipe”, afirmou.

Gás Natural

Gerogeo Passos também comentou a divulgação da Petrobras da descoberta de poços de gás natural em. O deputado espera que a Assembleia esteja à frente deste debate, auxiliando o Governo do Estado para que não corra o risco de Sergipe perder a oportunidade de atrair indústrias.

“Se nossa mão de obra tiver qualificada, e as indústrias e empresas sentirem confiança no estado, vai ser ótimo. Se não conseguirmos isso, o que pode acontecer é a Petrobras fazer a extração dessa gás e ir embora e a gente não conseguir nada com seus royalties. O que os sergipanos querem é que a gente consiga mobilizar indústrias pra vim utilizar esse gás aqui, gerando emprego e renda”, disse.

Visita ao HUSE

Segundo Geprgeo Passos, o G4 (grupo formado por quatro deputados que fazem oposição ao Governo do Estado formado por ele, Kitty Lima, Rodrigo Valadares e Dr Samuel) visitou, na manhã de hoje, o Hospital de Urgência de Sergipe e detectou problemas como superlotação e reclamações de salários atrasados.

“Nosso intuito era verificar como estava a situação do hospital e buscar informações para o debate que vamos ter, na semana que vem, com o secretário de Saúde. Há uma superlotação com homens e mulheres juntos, na pediatria muitas crianças sem maca. Na oncologia as máquinas estavam funcionando, mas há uma reclamação dos pacientes que precisam fazer a triagem porque tem que se deslocar para outro setor. O que o G4 quer não é apenas apontar as falhas. Queremos, na próxima semana, contribuir no debate, apresentando soluções para esses casos que vimos e fizemos questão de ir lá ver o que está acontecendo. Algumas coisas melhoraram e outras persistem os erros”, assegurou.

Subvenções

Sobre a prisão dos ex-deputados estaduais Paulinho das Varzinhas e Augusto Bezerra, o deputado preferiu não tecer maiores comentários. Apenas observou que são pessoas que não fazem mais parte do quadro da Assembleia e que o problema deles está judicializado e cabe à defesa deles apresentar os recursos.

“Desde a outra legislatura que esse situação causou transtorno na Casa. Espero que não tenhamos nenhum problema e a gente possa, com tranquilidade, encerrar esse mandato. O Poder Judiciário fez sua parte, o Ministério Público também. Tem muita coisa ainda a correr nesse caso especifico”, disse.