Começa o julgamento de Daniel Alves na Espanha; jogador se diz vítima de 'tribunal paralelo'

Preso desde janeiro de 2023, ex-jogador é acusado de agressão sexual contra uma mulher em uma boate de Barcelona.

05/02/2024 as 08:47
Julgamento de Daniel Alves — Foto: Jordi BORRAS / POOL / AFP

Julgamento de Daniel Alves — Foto: Jordi BORRAS / POOL / AFP

Começou na manhã desta segunda-feira (5) o julgamento do ex-jogador brasileiro Daniel Alves, acusado de ter estuprado uma mulher em uma boate em Barcelona.

Alves foi à Audiência de Barcelona, a instância mais alta da Justiça local, para prestar depoimento no julgamento, que durará três dias e ouvirá outras 28 testemunhas e a jovem espanhola que acusa o brasileiro.

No início da sessão, a advogada de Alves afirmou que o jogador se diz vítima de um "tribunal paralelo", feito pela opinião pública. A defesa pediu a anulação do julgamento.

O Tribunal também confirmou que a jovem que acusa Daniel Alves prestará depoimento, que ocorrerá em uma sala privada e sem acesso da imprensa.

O julgamento — que acontece em um tribunal na Espanha— deve ocorrer até a próxima quarta-feira (7). As sessões terão depoimentos de Alves e de 28 testemunhas que estavam na boate de Barcelona na noite em que o suposto estupro ocorreu, em 30 de dezembro de 2022. Elas foram indicadas para participar do julgamento tanto pela defesa quanto pela acusação.

Além de Alves, seis testemunhas prestarão depoimento nesta primeira sessão. As outras 22 testemunhas falarão no dia seguinte. Já a última sessão, em 7 de fevereiro, será dedicada a trâmites periciais, que entregarão um relatório e conclusões.

Minutos após o início do julgamento, a defesa do ex-atleta pediu a suspensão do julgamento após afirmar que o juiz não aceitou um que um segundo perito examinasse a vítima. A advogada dele, Inés Guardiola, pediu que novos testes fossem realizados.

Ela solicitou ainda que, caso o julgamento não seja suspenso, Alves seja ouvido no final do julgamento, após a vítima e as testemunhas. As informações são do jornal espanhol La Vanguardia.

Familiares e advogados de Daniel Alves chegam ao tribunal para julgamento na Espanha