Últimas notícias de coronavírus de 13 de março


Últimas notícias de coronavírus de 13 de março







00:00/05:27

Aulas são suspensas nas escolas estaduais e municipais do Rio de Janeiro

São Paulo e Rio de Janeiro anunciaram nesta sexta-feira (13) medidas para limitar a circulação e a concentração de pessoas. Aulas e eventos públicos estão suspensos. A decisão foi tomada após casos de novo coronavírus serem confirmados por meio de transmissão comunitária, que é aquela verificada quando não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus. Dos 98 casos confirmados no Brasil, 56 estão em SP e outros 16 no RJ.

Na cidade de São Paulo, todos os eventos com mais de 500 pessoas estão cancelados por tempo indeterminado. Já as aulas devem ser suspensas gradativamente na rede estadual e municipal: a expectativa é que as crianças fiquem em casa a partir da segunda-feira (23). O governo estadual diz ter acordo com a rede particular para adoção da medida.

No Rio, as redes pública e privada de ensino param já na segunda-feira (16). Além disso, decretos proíbem eventos desportivos, shows e atividades em cinemas, teatros e museus por pelo menos 15 dias. O governo diz até que PM poderá interditar praias para evitar a aglomeração de pessoas.

As medidas buscam evitar a propagação do novo coronavírus. Além dos 98 casos citados no balanço do Ministério da Saúde, Bahia e Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amazonas confirmaram nove novos. Somando um total de 107 brasileiros com a Covid-19.

O Ministério da Saúde recomendou que viajantes internacionais que cheguem ao Brasil fiquem em isolamento domiciliar por 7 dias, mesmo que não tenham sintomas de Covid-19. A pasta orienta, também, que grandes eventos e que todos os cruzeiros sejam cancelados ou adiados.

O presidente Jair Bolsonaro informou, por meio de suas redes sociais, que o exame a que se submeteu para detectar a presença do novo coronavírus deu negativo.

No mundo, o número de mortos por Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, ultrapassou os 5 mil em todo o mundo. Os dados são de um levantamento feito pelo governo chinês, divulgado pela estatal chinesa de notícias, a CGTN.

Até o momento, foram 5.090 mortes por esta infecção em todo o mundo. A maior parte delas, 3.180, está concentrada na China.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a Europa se tornou o novo epicentro da pandemia de coronavírus. O oficial informou que o número de casos confirmados por dia na Europa já é maior que os confirmados na China.

Pessoas com máscaras de proteção contra o novos coronavírus no Aeroporto Internacional de São Paulo em 27 de fevereiro — Foto: Andre Penner/APPessoas com máscaras de proteção contra o novos coronavírus no Aeroporto Internacional de São Paulo em 27 de fevereiro — Foto: Andre Penner/AP

Pessoas com máscaras de proteção contra o novos coronavírus no Aeroporto Internacional de São Paulo em 27 de fevereiro — Foto: Andre Penner/AP

Destaques desta sexta (13):

Apoio famoso

--:--/--:--

Gloria Gaynor grava vídeo lavando as mãos ao som de 'I Will Survive'

A cantora norte-americana Gloria Gaynor gravou um vídeo lavando as mãos ao som de "I Will Survive" e criou um movimento entre os fãs nas redes sociais.

"Você só precisa de 20 segundos para sobreviver", escreveu a cantora em post nesta semana, quando o vírus foi considerado uma pandemia.

--:--/--:--

Coronavírus: como lavar as mãos da forma ideal?

Bloqueios e cancelamentos

Em São Paulo, o festival Lollapalooza Brasil, que aconteceria nos dias 3, 4 e 5 de abril, foi adiado para o segundo semestre.

Em Goiás, a Tecnoshow, uma das principais feiras do agronegócio do país, foi adiada por tempo indeterminado. O evento estava marcado para os dias entre 30 de março e 3 de abril.

A Maratona de Boston, nos EUA, prevista para acontecer em 20 de Abril, foi adiada para Setembro como medida para evitar a dispersão do novo coronavírus. Em Nova York, eventos com mais de 500 pessoas, incluídos shows da Broadway, estão proibidos. Na Louisiana, as prévias para a eleição presidencial foram suspensas.

A Espanha vai anunciar estado de alarme neste sábado por coronavírus. Madri ordenou o fechamento de bares e restaurantes da capital espanhola a partir de sábado (14) como medida de controle do surto, já a Catalunha, comunidade autônoma, anunciou isolamento total da região.

Em Paris, o Museu do Louvre e a Torre Eiffel fechou suas portas por conta do coronavírus.

O Canadá suspendeu as sessões do parlamento local em meio a pandemia de Covid-19.

A Suíça impôs a bares e restaurantes que limitem o número de clientes a 50 pessoas. Além disso impôs controle de fronteiras com a Itália, o fechamento de escolas até o dia 4 de abril e também a proibição de eventos com mais de 100 pessoas.

Polônia e Dinamarca fecharão suas fronteiras para estrangeiros a partir do final de semana.

A Argentina anunciou a suspensão das aulas por 15 dias para evitar a dispersão do vírus. A Islândia também suspendeu todas as aulas e também proibiu a realização de eventos com mais de 100 pessoas.

O Paquistão anunciou o cancelamento das atividades escolares, assim como o Marrocos, que fechará todas as escolas e universidades a partir do dia 16, segunda-feira.

Testes nos EUA

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participa de reunião com o premiê irlandês, Leo Varadkar, na Casa Branca, na quinta-feira (12) — Foto: Evan Vucci/APPresidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participa de reunião com o premiê irlandês, Leo Varadkar, na Casa Branca, na quinta-feira (12) — Foto: Evan Vucci/AP

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participa de reunião com o premiê irlandês, Leo Varadkar, na Casa Branca, na quinta-feira (12) — Foto: Evan Vucci/AP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os testes para coronavírus no país em breve serão realizados em larga escala, mas não forneceu detalhes sobre como isso será realizado. O prefeito de Miami, Francis Suarez, testou positivo para Covid-19.

Na sexta, o laboratório Roche obteve aprovação de emergência do governo dos Estados Unidos para um teste de diagnóstico do novo coronavírus, 10 vezes mais rápido do que os exames atuais.

Igreja Católica

O Papa Francisco afirmou que as medidas draconianas contra o novo coronavírus "nem sempre são boas" e pediu a bispos e padres que não deixem os fiéis sozinhos durante a pandemia.

Papa Francisco celebrou missa nesta terça-feira (10) sozinho na capela de Santa Marta, no Vaticano, como parte de medidas de precaução contra a propagação do novo coronavírus — Foto: Vatican Media/ AFPPapa Francisco celebrou missa nesta terça-feira (10) sozinho na capela de Santa Marta, no Vaticano, como parte de medidas de precaução contra a propagação do novo coronavírus — Foto: Vatican Media/ AFP