Ex-presidente francês Jacques Chirac, em imagem de arquivo — Foto: Patrick Kovarik / AFP
O ex-presidente francês Jacques Chirac morreu nesta quinta-feira (26) aos 86 anos, de acordo com a agência France Presse. Ele foi prefeito de Paris e governou o país entre 1995 e 2007.
O anúncio da morte foi feita pelo genro de Chirac, Frédéric Salat-Baroux, marido de Claude Chirac. "Ele morreu cercado por entes queridos. Pacificamente ", declarou.
Após o anúncio da morte, a Assembleia Nacional fez um minuto de silêncio.
Desde que sofreu um derrame, em setembro de 2005, quando ainda era presidente da França, os problemas de saúde de Jacques Chirac se sucederam. Após deixar o Palácio do Eliseu, em maio de 2007, ele foi hospitalizado várias vezes.
Em janeiro de 2014, sua mulher, Bernadette Chirac, estimou que o marido, que sofria de “problemas de memória”, não falaria mais em público.
A última vez que Chirac apareceu oficialmente em público foi em novembro de 2014, em um evento da fundação Chirac ao Serviço da Paz, que ele fundou em 2008. Enfraquecido, apoiado por um segurança, ele foi muito aplaudido quando chegou à cerimônia.
Jacques Chirac se casou, em 1956, com Bernadette Chodron de Courcel, com quem teve duas filhas e adotou uma terceira. A morte de sua filha mais velha, Laurence, aos 58 anos, o abalou profundamente.
Imagem de Jacques Chirac feita em 2006, durante uma cerimônia em Paris — Foto: Charles Platiau/Files/File Photo
Foto de Jacques Chirac no museu Quai Branlyem Paris, em novembro de 2014 — Foto: Patrick Kovarik/Pool/File Photo/Reuters
Jacques Chirac em 14 de julho de 1998, após a França conquistar a Copa do Mundo — Foto: Gabriel Bouyos/AFP
Jacques Chirac com Muammar Kadhafi, em Tripoli, em 24 de novembro de 2004 — Foto: Patrick Kovarik/AFP
O ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, o ex-presidente da França, Jacques Chirac, e o ex-chanceler alemão Helmut Kohl — Foto: Reuters