Políticos sergipanos e artistas nacionais tinham dados furtados por homem que ostentava nas redes sociais, diz delegado

Suspeito utilizava informações para solicitar cartões de crédito como dependente.

25/09/2019 as 07:58

Políticos sergipanos e artistas nacionais tinham dados furtados por homem que ostentava nas redes sociais, diz delegadoPolíticos sergipanos e artistas nacionais tinham dados furtados por homem que ostentava nas redes sociais, diz delegado
PF/Divulgação

O delegado Aldo Flávio Amorim responsável pela investigação que acabou com a prisão de um homem, de 26 anos, suspeito de praticar fraudes bancárias explicou que ele furtava dados pessoais das vítimas para solicitar cartões de crédito como dependente.

“A investigação começou após uma notícia-crime informada pela Caixa Econômica Federal. A partir das informações, foram identificados diversos números telefônicos utilizados aqui no estado de Sergipe e a partir desses terminais telefônicos eram feitas ligações para o canal de atendimento da Caixa no intuito de solicitar cartões de crédito como dependentes”, disse o delegado.

Os alvos preferenciais eram pessoas politicamente expostas, principalmente deputados federais, senadores e artistas de renome nacional que tinham suas contas bancárias invadidas.

“Essas pessoas eram deputados federais, senadores e também faziam parte das vítimas artistas de relevância nacional, que tiveram cartões solicitados como dependentes nas pessoas físicas e jurídicas. Como se tratavam de pessoas com algum destaque nacional no meio artístico ou político havia uma disponibilidade maior de informações pessoais das vítimas. Já identificamos cinco ou seis políticos do estado de Sergipe, inclusive a época o vice governador do estado, que teriam sido vítimas. Ele se passava pela figura pública e utilizando dados e informações pessoais, obtinha cartões de crédito como dependente. A partir da alteração do endereço físico dos indivíduos eles recebiam os cartões e senhas com as quais desbloqueavam os cartões e faziam uso”, contou Amorim.

00:00/05:45

Delegado fala sobre Operação 'Vida de Novela'

O suspeito utilizava as redes sociais para ostentar um falso padrão de vida publicando fotos de viagens e com dinheiro.

O homem, que já possuía passagens pela prática de crimes de estelionato, furto e invasão de domicílio, foi preso no Centro da capital sergipana e responderá pela prática do crime de furto mediante fraude.

Os prejuízos às instituições financeiras ainda não foram apurados, devido à especificidade de cada caso concreto e o grande número de vítimas espalhadas pelo país.