Pesquisa para prefeito de Aracaju


ELEIÇÕES 2020





Uma análise despretensiosa da pesquisa realizada pelo Instituto Padrão e publicada no final de semana pelo ‘Jornal da Cidade’. Apesar de ainda não revelar uma fotografia exata do momento, em razão de uma eleição que ainda está muito distante, mostra uma tendência natural de prováveis disputas, já previstas há alguns meses. Gilmar chega à frente, o que já foi mostrado em outras avaliações. Também é o único que anuncia pré-candidatura e mostra vontade de disputar a sucessão municipal.

Lógico que isso ainda não mostra tendências. Revela, entretanto, que alguns nomes já podem rever situação, mesmo que dependam de seus grupos e/ou porque não tenham votos. Apenas mantenha essa visão natural de quem pretende ir a qualquer lugar. Edvaldo Nogueira (PCdoB) é o único nome certo para o pleito, porque a busca pela reeleição é natural e de direito dentro da legislação. Os demais estão à base do que se dará bem mais à frente para consolidar seus nomes.

Apesar de evitar ao máximo falar em eleições, o nome de Edvaldo Nogueira aparece com 16,6%. Pode-se considerar absolutamente natural em razão de estar à frente da administração. Mas, também, poderia vir abaixo de outros, exatamente se não estivesse de bem com o eleitorado. A vice-governadora Eliane Aquino (PT) está a um ponto abaixo do prefeito e – também não anuncia – estaria com a cabeça tomada pela ânsia de ser titular do município.

Eliane a Edvaldo – que disputaram a chapa vencedora em 2016 – sentam com certa dificuldade à mesma mesa, embora parte da militância petista pretenda apoiar a reeleição do atual prefeito. O ex-deputado Valadares Filho (PSD) está no páreo com 12,3% e dá sinais de que pode ser ou não candidato. Busca formação de aliança política que deve ou não desestruturar outras composições já formadas, mas com dissabores e sinais de racha.

Mas quem surpreende mesmo é a vereadora Emilia Corrêa (Patriota) que se insere entre os melhores percentuais exibindo 11,5%. E a disputa está aí entre esses que pontuaram bem, porque a essa altura não se vislumbra novos  prováveis candidatos, apesar do ex-prefeito Almeida Lima se assanhar para a disputa. Mas há uma observação: Márcio Macedo exibe raquíticos 1% e mesmo a 15 meses do pleito, deixa em dúvida um crescimento alto a ponto de superar os demais pré-candidatos.

Entretanto, no fundo, a pesquisa favorece a Gilmar Carvalho que se apresenta com larga vantagem. Pode manter a preferência, mas segurar diferença tão grande durante mais de ano, tem que assegurar um bloco político forte a apoiá-lo até o pleito.