PROGRAMA JORNAL DA TARDE

Das 16:00:00 às 18:00:00
Com: IRAN GONÇALVES

Lei que proíbe canudos de plástico em estabelecimentos de Aracaju é sancionada pelo prefeito

O objetivo da medida é reduzir o impacto do material plástico.

12/06/2019 as 08:24


Objetivo é incentivar o desuso de canudos de plástico — Foto: Reprodução/RPC/ArquivoObjetivo é incentivar o desuso de canudos de plástico — Foto: Reprodução/RPC/Arquivo

Objetivo é incentivar o desuso de canudos de plástico — Foto: Reprodução/RPC/Arquivo

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) sancionou nesta terça-feira (11) a lei que proíbe fornecimento de canudos de plástico por estabelecimentos comerciais na cidade. Os estabelecimentos terão três meses para se adaptarem as novas regras. O objetivo da medida é reduzir o impacto do material plástico.

De acordo com a lei, fica proibido o fornecimento de canudos em hotéis, restaurantes, bares, padarias, casas noturnas, salões de dança e outros estabelecimentos comerciais. A legislação também se aplica a vendedores ambulantes.

Os estabelecimentos poderão fornecer canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material ou semelhante.

Os locais que desrespeitarem a lei serão autuados e advertidos. Caso reincidam, serão multados em até R$ 5 mil, podendo ocorrer até o fechamento administrativo do estabelecimento em situações de novas autuações.

O Projeto de Lei havia sido aprovado em redação final em maio deste ano na Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou, em redação final.